Iniciamos neste mês de setembro, na Igreja particular do Brasil o mês da Bíblia, com o tema “Todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28). A Igreja como Mãe e buscando ser sinal visível da graça de Deus deseja florescer no coração de cada Cristão, o amor e o estudo da Palavra. A fé é um dom que recebemos de Deus! E as Sagradas Escrituras são um dos pilares da nossa vivência como o Senhor, nos conduzindo e nutrindo no seguimento de Jesus, pois, nos aproxima do Amor, por intermédio do Espírito Santo.

Ler, meditar e orar a Palavra nos coloca em intimidade com Deus, nos aproxima do caminho interior. O nosso fundador, o Venerável Pe. Emmanuel d’Alzon relata sua experiência de fé com a Palavra em seus escritos: “Um estudo que me encanta, que fortalece meu espírito e meu coração, que impulsiona a amar a Deus, que força a lançar-me em seus braços, é o estudo da Sagrada Escritura”.

Jesus Cristo é o Verbo encarnado, é por meio d’Ele que ocorre a plenitude da Revelação e se conhece a Deus Pai, “Se vós conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai(Jo 14:7)”. Esta é a Palavra que a Igreja deseja anunciar a todo o mundo: “a Palavra [que] se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). A Palavra de esperança e vida, que é capaz de transformar o homem, de aproximá-lo da eterna verdade que é o próprio Deus.

Em sua obra Confissões, Santo Agostinho, nos revela a preciosidade do encontro com a Palavra de Deus: “Ó Senhor, eu creio que é verdadeira a vossa Escritura, pois não fostes Vós, a autêntica e própria Verdade, que a ditastes? (…) Porque sois o meu Deus o dizeis, com voz forte ao ouvido interior do vosso servo, rompendo a minha surdez e exclamando: ‘Homem, o que a minha Escritura diz, Eu o digo”.

Santo Agostinho se converte ao Cristianismo ao compreender o verdadeiro significado das Escrituras, rompendo sua surdez, e assim, o seu homem interior floresce e se coloca a Caminho daquele que também é Verdade e Vida (Jo 14,6). Portanto, é necessário ouvir com o coração e escutar em profundida o que o Senhor tem a nos falar.

Cada leigo e leiga, ministro ordenado ou não, deve estar atento, com o coração discernente para ouvir a voz do Senhor, seu olhar e sua Palavra de ternura, nos tornando um só em Cristo Jesus (Gl 3,28). Sejamos, pois, instrumentos de Deus, anunciadores de sua Palavra, homens e mulheres, batizados e enviados em missão!

Ir. Yan Pires, a.a.

By siteaa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *