Jovem, o seu desejo torna-se realidade quando você se põe a caminho. Venha ser irmão ou padre Agostiniano. Deus conta com você. Somos a Congregação dos Agostinianos da Assunção, fundada pelo Padre Emanuel d’ Alzon, em 1845, em Le Vigan no sul da França. Sensível às mudanças na sociedade após a revolução francesa, padre d’Alzon quis que os Agostinianos da Assunção estivessem a serviço da Igreja pela defesa da verdade, da unidade e da caridade, elementos esses tão caro para o Pe. D`Alzon e essenciais para um mundo tão marcado pelo indiferentismo religioso do seu tempo.
Mas quem foi Pe. Emmanuel d’Alzon? Padre Emmanuel d’Alzon nasceu em Le Vigan, sul da França, no dia 30 de agosto de 1810 e foi ordenado sacerdote em Roma no ano de 1834. Jovem sacerdote, lança-se de corpo e alma num vasto programa de evangelização: conversão dos protestantes, educação cristã dos jovens, pregações, direção espiritual, associações de caridade, entre tantos outros. Seu ardor apostólico que estarrecia quem o rodeava era mantido por uma piedade profunda e por longas horas de contemplação.
Pe. d’Alzon foi um apaixonado pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele a concebia como a grande família dos que foram salvos, o tabernáculo de Deus entre os homens, o lugar da encarnação do corpo místico de Cristo. (E.S. págs. 135-136). È por ela que fomos gerados nas águas do batismo, para a vida mesma de Deus que Jesus Cristo conserva em nós pelos sacramentos dos quais ela é dispensadora. Tendo recebido o depósito da fé, a Igreja está encarregada de ensinar e de esclarecer nossas inteligências. É a fortaleza da verdade. Devemos, pois, amá-la como a pátria de nossas almas, como nossa mãe e com uma total dedicação. (E.S.pp.36-39).
Na segunda parte do século XIX e início do século XX a Congregação, por ele fundada, a fim de tornar a Igreja mais conhecida e amada se espalhou por muitos países. Hoje, estamos nos cinco continentes. No Brasil, fomos acolhidos pelo saudoso Arcebispo do Rio de janeiro, Dom Sebastião Leme. Depois, com a chegadas e novos religiosos, fomos para outros Estados, tais como: Minas Gerais, Paraíba, São Paulo e Paraná.
Somos uma Congregação tipicamente missionária. Nosso Carisma nos impele para uma Igreja em saída. Esse ano, a Província do Brasil, juntamente com a Província da África, a pedido do Superior Geral, empreenderá uma nova fundação no continente africano, em Angola, Diocese de Benguela. No continente supracitado somos mais de quatrocentos religiosos. Assim, trabalhamos para que a semente do Reino seja regada onde o Senhor nos enviar.
Fundada sobre os pilares da vida de oração, vida comunitária e da vida apostólica os Agostinianos dão testemunho daquilo que experimentam no seio da própria comunidade, a fim de tornar nosso Senhor conhecido, amado e testemunhado. Para tanto, é preciso de operários, de pessoas que queiram gastar a sua vida trabalhando de maneira liberada e destemida na seara do Senhor.
Faço um convite aos jovens que desejam viver uma aventura radical e amorosa. Venha ser um missionário Agostiniano apaixonado por Jesus Cristo e pelo seu povo. Deus conta com você. Procure-nos, se você tem o desejo nós temos os meios para que esse desejo se realize. Bendito é o jovem que crê e se põem a caminho. Deixe o sonho de Deus acontecer por meio de você. Entre em contato conosco através do e-mail: assuncionistaspvbrasila.a@gmail.com
Pe. Luiz Gonzaga da Silva, aa
Superior Provincial.