“Jesus Cristo quer se formar em minha alma. Aí reside toda a perfeição da vida interior do religioso. Jesus Cristo quer vir ao mundo através de mim, isto é, quer ser manifestado, pregado, anunciado por todas as minhas ações, todas as minhas palavras.” (Venerável Padre Emanuel d’Alzon)
No dia 02 de fevereiro de 2019 um grupo de quatro jovens foram acolhidos em Espírito Santo do Pinhal, SP, para iniciar seu ano canônico de Noviciado. Neste ano os noviços são: Daniel Magin Sambony, da Colômbia; Jonnathan Javier Cujiguallpa Tanqueño, do Equador, os quais foram acompanhados até o Brasil pelo Superior da Província Andina, Padre Juan Carlos Marzolla Laius a.a.; e Thiago Augusto da Silva e Yan Pires da Silva do Brasil. Tendo como Mestre de Noviços o Padre João Gomes da Silva a.a.
No mesmo mês, dia 15 de fevereiro, tivemos a Celebração Eucarística com tomada de hábito dos noviços. Uma celebração alegre e festiva, na qual tivemos a presença do Superior Provincial do Brasil, Padre Luiz Gonzaga da Silva a.a., e membros de outras comunidades Assuncionistas, paroquianos de Campinas, familiares e amigos.
Este ano é dedicado a “formar progressivamente o candidato à vida religiosa assuncionista, levando-o a aprofundar seu projeto de vida evangélica e a confrontá-lo com o da Assunção diante de Deus e dos irmãos” (Regra de Vida 142). Por isso, a importância da vida comunitária, de uma maior intimidade com a Palavra de Deus, leitura e estudo de textos da Congregação, sobre Santo Agostinho, sobre a Vida Religiosa Consagrada e outros capazes de auxiliar os noviços em sua caminhada religiosa.
Formam a comunidade do Noviciado Nossa Senhora da América, além do Mestre de Noviços e dos Noviços, alguns religiosos dedicados ao apostolado na paróquia São João Batista: Padre Francisco Le Marec a.a., Padre Cláudio Abreu Rodrigues a.a. e o Irmão GwenaëL Petton, a.a.
“Nós nos aceitamos diferentes, pois Aquele que nos une é mais forte que aquilo que nos separa” (Regra de Vida 8), assim vivemos o nosso carisma de ser comunidade e desta maneira anunciar a Vinda do Reino de Deus em nós e ao nosso redor.