VATICANO CONFIRMA O INÍCIO DO PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO DO PADRE MATHEUS VAN HERKHUIZEN, RELIGIOSO AGOSTINIANO ASSUNCIONISTA, MISSIONÁRIO EM ESPÍRITO SANTO DO PINHAL-SP, FALECIDO EM ABRIL DE 1973
PADRE MATHEUS VAN HERKHUIZEN, AA
* 05 de Julho de 1915 (Holanda – Nimègue)
† 15 de Abril de 1973 (Brasil – Espírito Santo do Pinhal-SP)
PASSOS DO PROCESSO
Junho de 2016: por ocasião do Conselho Geral Plenário da Congregação dos Agostinianos Assuncionistas, no Brasil, o Padre João Gomes, mestre de noviços, organizou a primeira reunião no Seminário Nossa Senhora da Assunção para iniciar um processo em vista da possível beatificação do Padre Matheus Van Herkhuizen. Na ocasião, estiveram presentes: o Padre Benoit Grière, Superior Geral, e seu Conselho; o Padre Luiz Gonzaga da Silva, Provincial, Dom José Geraldo da Cruz, bispo emérito de Juazeiro da Bahia; e membros da Comissão para processos de beatificação da Diocese de São João da Boa Vista.
15 de agosto de 2016: tem-se início a missa mensal em memória ao Padre Matheus com a Solenidade da Assunção de Maria, no Seminário.
18 de junho de 2018: segunda reunião com a Comissão diocesana, desta vez contando com a presença do recém nomeado bispo da Diocese de São João da Boa Vista, Dom Antônio Emídio Vilar, S.D.B.
15 de outubro de 2018: reunião em Roma com o Dr. Paolo Vilotta (1982), natural de Amendolara, Província de Cosenza, Calabria/Itália; bacharel em filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum) e em Literatura e Filosofia pela Universidade Sapienza de Roma. Diplomado como Postulador e credenciado na Congregação para as Causas dos Santos.
28 de novembro de 2018: nomeação de Dr. Paolo Vilotta como Postulador da Causa.
10 de dezembro de 2018: apresentação da tese de graduação em jornalismo (Puc-Campinas) pela estudante Natália Bonatti.
22 de dezembro de 2018: primeiro “Café com os amigos e amigas” do Padre Matheus, no Seminário.
17 de janeiro de 2019: reunião com Dom Antônio Vilar para apresentação e assinatura conjunta da nomeação do Postulador.
14 de fevereiro de 2019: Encontro em Campo Belo-MG com Dr Paolo Vilotta e entrega da Carta de nomeação.
19 de fevereiro de 2019: Encontro com Dom Vilar, o Conselho de Presbíteros da Diocese, Dr. Ana Lúcia e Dr. Ronaldo Frigini.
20 de março de 2019: visita e benção do Superior Geral ao túmulo.
20 de maio de 2019: comunicado de Dom Vilar do Nihil Obstat promulgado pela Santa Sé, em 19 de fevereiro de 2019.
Passo sucessivo previsto:
Agosto de 2019:
1) instalação do tribunal e início da fase instrutória;
2) visita ao túmulo e missa da Assunção de Nossa Senhora no Seminário, com a presença de Dom Vilar e do postulador da Causa.
A seguir, gráfico explicativo do conjunto do processo de beatificação e canonização (fonte: Canção Nova):