Entre os dias 17 de fevereiro e 05 de março, a província assuncionista do Brasil teve a alegria de receber o padre geral da Congregação, para a visita canônica, que é realizada a cada seis anos em todas as províncias. O padre John Franck, assistente geral para as Américas, também acompanhou o padre Benoît em sua primeira visita canônica ao Brasil.
Padre Benoît tem 56 anos, é natural da França, entrou para a vida religiosa depois de ter se formado em medicina; como médico havia trabalhado no Senegal e também na França. Após sua ordenação, foi enviado em missão para Madagascar, onde morou por seis anos. Foi nomeado provincial da França e ocupou esta missão de 2005 a 2011, quando o capítulo Geral o elegeu Superior Geral dos Agostinianos da Assunção. Ele é o décimo sucessor do padre d´Alzon.
Todas as comunidades assuncionistas do Brasil foram visitadas e o padre geral pode falar com cada um dos religiosos, bem como com os grupos de leigos que vivem a espiritualidade assuncionista. Num clima muito fraterno e familiar, como é a característica da Congregação, o padre geral exortou aos religiosos assuncionistas do Brasil a que continuem fiéis às grandes orientações da Igreja e da Congregação, cultivando uma vida simples e fraterna, feita de oração, acolhida e abertura à missão.
Aos jovens em formação disse que a Assunção quer ajudá-los a que encontrem sua vocação e que sigam com generosidade e grandeza de espírito o chamado do Senhor. Lembrou-lhes que não devemos ter medo de nos entregarmos a Deus e que este é um caminho de plena realização. Falou-lhes de Santo Agostinho, a experiência de buscar a Deus juntos, numa comunidade fraterna, espírito que a Congregação busca cultivar dia após dia.
No final de sua visita, o padre Benoît, deixou aos religiosos a “Carta de visita”, com pistas para que a Província do Brasil continue sua missão inserida nas diferentes realidades que a conformam. O padre Geral sentiu-se muito tocado pela acolhida dos religiosos e dos leigos, por todos os lugares em que passou e, afirmou, que leva no coração belíssimas lembranças de sua estadia no Brasil.