Noviços: Adriano, José, Leonardo, Orlando e Willian.
Mestre de Noviços: Pe. João Gomes da Silva, A.A
Espírito Santo do Pinhal, SP.
No dia 3 de fevereiro do ano de 2020 chegamos para o início da nossa caminhada no noviciado, fomos acolhidos com muita alegria e disposição pelo Irmão Gwenael, pois o Padre João nosso mestre de noviços estava em Buenos Aires pregando a novena de Nossa Senhora de Lourdes. Rendemos graça a Deus que nos chamou para vivenciar esta etapa nos Agostinianos da Assunção.
No dia 7 de fevereiro celebramos o dom da vida do nosso irmão Leonardo e partilhamos juntos esse momento de fraternidade.
No dia 15 de fevereiro, com alegria e gratidão a Deus tivemos a Celebração Eucarística e tomada de hábito presidida pelo Pe. Mauro, Religioso Assuncionista. Vivenciamos um momento marcante em nossa caminhada, na qual, tivemos a presença calorosa de religiosos, familiares, paroquianos e amigos.
Iniciando o processo formativo, tivemos a presença do Irmão Didier, ecônomo Geral e o Pe. Wellington, ecônomo provincial do Brasil. A formação foi direcionada sobre o viés financeiro, desde assuntos práticos até o voto de pobreza de forma concreta. Um momento rico de aprendizado e fraternidade, pois também tivemos a presença dos formandos da comunidade de Campinas, o Irmão Yan e o postulante Guilherme.
Vivemos momentos intensos no noviciado, e um destes, foi a partida do Padre Jobson, mas com a esperança no Ressuscitado entregamos a Ele nosso irmão em Cristo. Tiveram presente pessoas de diversas paróquias, familiares, amigos, em que compartilhamos as dores e alegria.
No mês de marco iniciamos o Novinter, foram momentos de partilha, enriquecimentos, orientados pela assessoria da Irmã Cidinha. Devido a pandemia ficamos somente com esse encontro.
Via Sacra 2020, rezando em comunidade.
Mês de maio
No dia 08 de maio, com muita alegria nos reunimos para render graças a Deus pelo dom da vida de todas as mães. Foi um momento festivo de partilhas, coroando a Nossa Senhora durante a santa Missa, transmitida pelas redes sociais.
Nos preparando para celebrar Pentecostes, recebemos a visita da imagem do Divino Espírito Santo vinda da Paróquia Divino Espírito Santo.
Junho
Com toda a Igreja, também celebramos a Missa de Corpus Christi, em uma modalidade diferente devido a pandemia, mas celebramos com muita fé e devoção esse momento festivo em nossa comunidade do noviciado.
Julho
Celebrando as festas típicas de nosso país, as famosas festas julinas, como comunidade tivemos nossa arraia. E ainda em clima de celebração, nos unimos a uma família com os amigos do seminário, em um clima bem familiar e alegre.
E no dia 01 de agosto rendemos graças a Deus pelo dom de sua vocação. Pelos seus 11 anos de sacerdócio. Deus seja louvado pela sua existência em nosso meio.
No dia 15 contamos com a presença carinhosa de Dom Vilar em nosso meio, para juntos celebrarmos solenemente a festa de Nossa Senhora da Assunção. Nesta ocasião o mesmo destacou a importância que tiveram e tem os Assuncionistas na história de Pinhal e região.
No dia 21 nos unimos para celebrar o dom da vida de Orlando e Willian, foi um momento alegre, fraterno e pudemos contar com a presença de alguns amigos e colaboradores de nosso seminário.
Como de costume toda as quinta-feira, conduziu para nós a Adoração, Pe Francisco, que é para todos nós um exemplo de fé, entrega e doação. Ficamos todos felizes por velo sempre alegre e servindo a Deus em nosso meio.
Como encerramento do mês vocacional, tivemos um momento de Adoração.
Em 28 de agosto comemoramos o dia de nosso patriarca Santo Agostinho.
Setembro
No dia 04 de setembro, foi dia de render graças a Deus pelo dom da vida do Pe Francisco e por sua presença em nosso meio. Momento de agradecer a Deus e celebrar seus 89 anos vividos e doados a serviço ao povo de Deus.
Celebramos no dia 07 de setembro a independência do Brasil e nesse espirito celebramos a independência mexicana, no dia 15 juntamente com nossos irmãos mexicanos, que nos alegraram com alguns pratos típicos de seu país.
No dia 20 com muita alegria, celebramos o dom da vida de José Alberto, que sempre nos alegra com sua presença em nosso meio.
Outubro
Como parte de nossa formação, tivemos duas semanas de curso sobre o apostolado da Congregação, com Pe Marcos Antônio.
No dia 12 celebramos a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Momento de nos unir e rezarmos por todo nosso país e suas diversas realidades.
Novembro
No dia 13 tivemos um momento fraterno de partilha sobre os mártires Búrgaros com Irmão Guinael, que nos falou um pouco sobre os mesmos e suas trajetórias, do grande testemunho de fé que eles são para todos nós assuncionistas.
Dos dias 15 a 21 tivemos nosso retiro canônico. Em um lugar mais retirado, fora da cidade. Em um clima de fé, recolhimento, encontro com Deus. Acompanhado pelo Pe Marcos Aurélio, da comunidade de Campinas. Foi um momento muito rico para todos nós.
Dia 21 celebramos solenemente, juntamente com as Oblatas da Assunção, a páscoa de nosso fundador Pe Dalzon. Após a Santa Missa nos reunimos para partilhar a vida e nos deliciarmos de uma boa comida.
Dezembro
No dia 4 de dezembro tivemos um momento muito rico de aprofundamento sobre o processo de beatificação do servo de Deus Pe. Matheus Van Heirkiuisen, com os participantes da comissão do processo, doutora História da religião Valeria Torres, com acompanhando pelo escritor Ricardo Biazoto.
Entre os dias 7 a 11 de dezembro participamos do nosso retiro anual da província momento de partilha e espiritualidade com demais irmãos da província.
No dia 12 de dezembro celebramos solenemente a padroeira da América Latina e do noviciado, com a celebração Eucarística e seguida de um almoço, com participação de alguns leigos. Na mesma data ocorreu a noite a posse canônica do Pe. Roger na paróquia São João Batista.
Fim de ano,
Profissão Religiosa no dia 15 de janeiro de 2021, ocorrido em Espirito Santo do Pinhal, SP e no México.