Nossa história no Vietnã começou há apenas treze anos, graças a um frade franciscano que lá trabalha com jovens. Frei Bosco, esse é o seu nome, conheceu alguns dos nossos religiosos, da Província da França, bem como o carisma da nossa Congregação, e decidiu enviar algumas vocações para nós. No início foi meio confuso, não estávamos no Vietnã, então como dar prosseguimento a essa ideia iluminada do frade amigo? A solução foi enviar os primeiros vietnamitas à França onde fariam Postulado, Noviciado, Filosofa e Teologia. Concluída essa primeira fase formativa, poderiam voltar para tornar realidade a Assunção em solo vietnamita.
O Vietnã é uma República Socialista situada no sudeste asiático. Hanói é sua capital. A cidade Ho Chi Minh (antiga Saigon) tem monumentos coloniais franceses, museus da história da Guerra do Vietnã e os túneis Củ Chi, usados pelos soldados vietcongues. Foi eleito como modelo de crescimento pela Organização das Nações Unidas.
O país se desenvolveu após sua independência, contudo, ainda precisa avançar muito. O próprio secretário-geral do Partido Comunista reconheceu em várias ocasiões que as diferenças sociais aumentaram e, por conseguinte, considera necessário acabar com a corrupção institucional, melhorar o acesso dos pobres aos serviços públicos e reformar o sistema fiscal em prol dos mais desfavorecidos.
Nesse país fincamos raízes enquanto Assuncionistas. No mês de junho pude conhecer um pouco de nossa história, in loco, por ocasião da reunião dos superiores maiores, do qual faço parte. Com apenas treze anos de fundação, ordenamos, pela graça de Deus, 63 sacerdotes. São no momento 23 os estudantes de Teologia, 18 de Filosofa, 13 no noviciado e um número considerável de aspirantes.
Esse crescimento expressivo, em tão pouco tempo, fez com que a nossa Congregação no Capítulo Geral de 2017 decretasse a criação do Vicariato da Ásia – Oceania, composto pelas comunidades da Coreia, de Nova Zelândia, de Filipinas e do próprio Vietnã. O intuito é que, futuramente, possa se tornar Província.
Com a graça de Deus estamos nos firmando em solo asiático. Deus tem se encarregado de abrir os caminhos. Rezemos para que o bom Deus continue abençoando esse povo e os religiosos assuncionistas que ali se encontram a fim de que o reino de Deus seja cada dia mais conhecido, amado e testemunhado.
Nossa Senhora da Assunção rogai por nós.
(Pe. Luiz Gonzaga da Silva aa)