Há setenta e cinco anos, a Paróquia da Santíssima Trindade, no Rio de Janeiro, acolheu os primeiros assuncionistas que chegaram ao Brasil. Aqui, o Pe. Querubim Artigue deu início a um grande trabalho missionário, e, mais tarde, juntaram-se a ele os Padres Aleixo, Quirino Thijssen, Adeodato Dugachard, Crispino Krispijn e, sucessivamente, muitos outros religiosos.
Os assuncionistas tiveram o seu berço no Rio de Janeiro, mas seu espírito sempre foi de iniciativa, desapegado e audaz. Assim, os assuncionistas lançaram suas sementes em vários terrenos no Brasil: Minas Gerais, Goiás, Paraíba e São Paulo. Hoje estamos, além do Rio de Janeiro, nas cidades de Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Eugenópolis e São Paulo.
Com a abertura do Ano Jubilar Assuncionista, lançamos também a celebração do Bicentenário do Nascimento do nosso Fundador, Pe. Emanuel d’Alzon. Que ele continue nos inspirando em nossa missão de trabalhar por amor a Cristo para a vinda do Reino de Deus em nós e em nossa volta!
Pe. Marquinhos Souza, Regina Soares e Paulo Marques – O Pescador – Informativo da Paróquia São Judas Tadeu do Tatuapé – Ano 38 – nº 407 – Dezembro 2009 / Janeiro 2010 – pág. 07.