Irmãos e irmãs,

Neste momento em que nossos corações se unem pela fé na ressurreição de Jesus, nos despedimos deste nosso irmão Dom José Geraldo da Cruz, A.A. Quero, aqui, ser a voz de todos os religiosos assuncionistas espalhados pelo mundo afora, em todos os países por onde passou o então Padre José Geraldo quando esteve a serviço da Congregação na Cúria Generalícia e na Província do Brasil.

Faço ecoar ainda a voz de todas as Congregações femininas da Família Assunção: Religiosas da Assunção, Oblatas da Assunção, Irmãzinhas da Assunção e Orantes da Assunção, bem como os leigos e leigas “Amigos da Assunção”. Esta voz poderia se resumir numa única e grande palavra:

GRATIDÃO!

GRATIDÃO… a Deus, uno e trino, que chamou à existência o “menino da roça” que, ainda adolescente, subiria mais tarde ao jipe do Padre José Sebastião Madeira, assuncionista português e recrutador das vocações, para entrar no Seminário. “Eu chamei este menino para ser padre, mas, experto que era, tornou-se bispo”, disse o Padre Madeira sem conter a emoção por ocasião da ordenação episcopal de Dom José Geraldo.

GRATIDÃO… à família de Dom José Geraldo, numerosa, católica, sempre presente na vida dele, apoiando-o em cada momento na resposta vocacional que era sua grande paixão: tudo pela extensão do Reino de Deus, como exprimia o seu lema escolhido, de vida e missão episcopal.

GRATIDÃO… à Diocese de Juazeiro-BA, que o acolheu como bispo, enviado de Sua Santidade o saudoso Papa São João Paulo II, e com ele formaram um só rebanho e só pastor ao serviço da vida abundante para todos e todas no semiárido bahiano.

GRATIDÃO… a toda esta querida Diocese de Leopoldina (padres, suas paróquias e comunidades, consagrados e consagradas…) que, em tantas ocasiões, se tornou a “Casa” de Dom José Geraldo e, hoje, na pessoa de seu pastor, Dom Edson Oriolo, nos acolhe solícita e generosamente, viabilizando todo este acontecimento. Junto ao Sr., Dom Edson, agradecemos a presença fraterna e amiga de Dom José Eudes, bispo de São João del Rei, bem como, ao Padre Jean, MSC, e sua comunidade religiosa, e todos os irmãos e irmãs, leigos e leigas, da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Muriaé-MG, por toda a atenção, todo serviço e todo amor, empenhados nestes dias.

Enfim, GRATIDÃO, a todos e todas que se abriram ao encontro amistoso e pastoral de Dom José Geraldo da Cruz. Fica-nos a lembrança de um homem determinado, de gênio forte, inteligente, bom administrador… cuja vida foi inteiramente doada por aquilo que ele mais amava: “Cristo Jesus, Maria sua Mãe e a Igreja sua Esposa”.

Que este “bom filho” do Padre Emmanuel d’Alzon, nosso fundador, descanse no sono dos justos, onde José, o esposo de Maria, abrace José, o Geraldo, na glória alcançada pela Cruz do Senhor.

Dom José Geraldo da Cruz… Repouse em paz! Nossa saudade dará lugar ao desejo de um dia nos reencontrarmos todos na festa do banquete das núpcias eternas. Até!!

Padre João Gomes da Silva, A.A.
Primeiro assistente – Província do Brasil

Missa Exequial de Dom José Geraldo da Cruz, A.A.
Catedral de São Sebastião – Leopoldina-MG

By siteaa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *