15 de agosto de 2024, como há mais de 15 séculos, a Igreja Celebra a Festa da Assunção de Nossa Senhora aos Céus. Com efeito, ainda que o dogma tenha sido proclamado solenemente apenas em 1950, seu conteúdo já era vivido, primeiramente, pela Igreja Primitiva que acompanhou o término da vida terrena da Mãe do Senhor e, já no século V, se encontra menção à celebração litúrgica deste acontecimento, sob o nome de “Festa da Dormição da Mãe de Deus”. No Brasil, como sabemos, a Solenidade é transferido para o Domingo, a fim de que todos os fiéis possam honrar o Mistério pelo qual a Virgem Maria participa, desde o fim de sua caminha terrena, dos méritos da Ressurreição de seu Filho.
Para nossa Província do Brasil, poderia ter sido um dia a mais, como tantas festas da Assunção que, em comunidade, sempre temos a alegria de comemorar, seja no mesmo dia 15, ou solenemente com toda a Igreja, no Domingo que o sucede. Mas, este 15 de agosto, fica marcado para nossa Província como um dia simbólico e cheio de esperança. E o que nos causa tanta alegria neste dia específico, ocorre na extensão de nossa Província, que engloba também as terras angolanas, nossa face do outro lado do Altântico! Brasil e Angola se olhando mutuamente, como o desejo de seguir construindo uma Província unida, consistente e empenhada na acolhida do Reino de Deus, primeiro em nós, pela vida interior e, depois, em nossa volta, pela vida fraterna e nossos apostolados!
Por isso é com o espírito cheio de agradecimento a Deus, reconhecidos pelo belo caminho que Ele nos reserva como Província, que acolhemos, na confiança e na alegria, estes cinco jovens que começaram nesta Solenidade da Assunção de 2024, seu processo formativo conosco, na etapa do Aspirantado. Queridos jovens Oswaldo, Alexandre, Abias, Filipe e José, queremos que a Assunção seja sua casa também, queremos que vocês se sintam felizes entre nós e que, juntos, possamos nos lançar cada vez mais adiante na aventura de nos colocarmos a serviço do Reino, até que Cristo seja tudo em nós e em todos!
Sejam bem-vindos!
Pe. Marcos Antônio Dias, a.a.
Superior provincial