Pe. Lucas Chuffart, a.a.
Especial para O Pescador ¹

Quem é o Pe. Lucas Chuffart e o motivo de sua recente visita ao Brasil
Sou Assuncionista, francês, membro do Conselho Geral dos Agostinianos da Assunção (A.A.), que se encontra em Roma. Vim em nome do Conselho Geral para representar nossa Congregação, juntamente com outros irmãos, no Jubileu dos 75 anos da presença assuncionista no Brasil. Estou muito feliz por poder conhecer as cinco comunidades assuncionistas de nossa Província brasileira, além de algumas comunidades das Oblatas da Assunção e um grupo numeroso de leigos da Família Assunção.

O que achou da celebração do Jubileu Assuncionista em Aparecida do Norte
Depois de algumas horas de estrada, chegamos ao majestoso santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida. Um pouco antes da chegada, o Pe. Luiz Carlos teve a boa ideia de me mostrar o rio e o local exato onde os três pescadores encontraram a imagem negra de Aparecida, tão querida aos corações de todos os brasileiros e venerada por todos os peregrinos, vindos também de América Latina e do mundo inteiro.

A bela missa, solenemente presidida por Dom Dario Campos, ofm, amigo da Assunção, ajudou-nos a rezar, com belos cantos entoados pela enorme assembleia de mais de 40.000 pessoas. Todas as comunidades dos Assuncionistas e das Oblatas, todos os grupos e delegações de leigos da Assunção estavam felizes por participarem deste grande Jubileu.

Com os Assuncionistas dos Estados Unidos e da Europa e as Oblatas do Paraguai, do Chile e da África, nós representamos o conjunto da Congregação e levamos as intenções de todos, unidos pela a vinda do Reino de Deus. Foi pena que, depois da Missa Solene, não tivemos a oportunidade de partilhar juntos um almoço e nos conhecermos melhor, por causa da organização dos vários e numerosos grupos, como o de Campinas, com onze ônibus.

O que vai relatar em Roma depois desta visita ao Brasil
Em Roma e, primeiramente, ao Conselho Geral da Congregação, vou relatar as muitas descobertas sobre a Assunção no Brasil, com os desafios das comunidades e as iniciativas para responder às questões das vocações, dos jovens e da evangelização em profundidade. Terei em conta em minhas preces as intenções de meus irmãos e irmãs pela vinda do Reino.

Os leitores do jornal paroquial “O Pescador” conhecem bem a Assunção e também as Oblatas da Assunção. Estamos preparando o Capítulo Geral de nossa Congregação para o mês de maio de 2011. Será o momento de, juntamente com os leigos Assuncionistas, que também participam do Capítulo, fazer contato com o conjunto de nossa pequena família religiosa (820 Assuncionistas divididos em 110 comunidades, em 23 países) e pensar em como responder corajosamente às necessidades da Igreja e do mundo nos seis próximos anos.

Agradeço aos leitores de “O Pescador” e os encorajo na sua caminhada cristã: “Fazei-nos, Senhor, pescadores do Reino!”

¹ Texto traduzido do francês pelos Padres Marcos Antônio Dias e José Ignácio.

By siteaa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *