A sexta edição do Noviciado Nossa Senhora da América, em Espírito Santo do Pinhal, foi finalizada com a profissão religiosa dos Irmãos Guilherme Franzini Barbosa, Jenaro Pulido Rivera e Jeferson Edward Cifuentes Hospicio, no dia 15 de janeiro de 2022. A experiência em si foi profunda e muito desafiadora, em tempos de pandemia.
Os três noviços eram muito bons irmãos, muito diferentes entre si, com gostos variados e estilos muito particulares. Juntos, eles deram vida à gigantesca casa do noviciado. Sem a iniciação às atividades pastorais, a presença de leigos e leigas, amigos do Seminário, muito ajudou os noviços a levar a vida com mais leveza e a ter uma verdadeira experiência de fraternidade e alegria. O noviciado foi, de fato, um espaço e um tempo de crescimento, humano e espiritual, pessoal e comunitário, de aprofundamento do carisma e da espiritualidade da Congregação assuncionista.
Devido à ausência justificada dos superiores provinciais, da Província do Brasil e da Província Andina, a Eucaristia foi presidida pelo Pe. Marco Aurélio, delegado por ambos. Felizmente, alguns religiosos e padres, muitos leigos e famílias conseguiram participar da celebração, embora sem poder prolongar as festividades como nos anos anteriores.
O importante é que a vida continua e devemos ousar a criatividade no amor. Olhos fixos em Jesus e coração junto aos mais pequenos e pobres, para que venha o Reino de Deus: ADVENIAT REGNUM TUUM. Continuemos a rezar pelos Irmãos consagrados, para que continuem a ser bons filhos do Padre Emmanuel d’Alzon, nosso fundador, generosos na sua resposta vocacional a Cristo, o Mestre de Nazaré. Que a Virgem da Assunção os acompanhe e o Padre Matheus de Pinhal, Servo de Deus, os inspire na continuidade da formação!
Pe. João Gomes, A.A, mestre de noviços