Neste ano de 2021 o mês vocacional tem como tema “Cristo nos salva e nos envia”, já o lema é “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (Jo 5,24). Por tradição, cada domingo é dedicado a uma vocação específica. O primeiro domingo é dedicado ao sacerdócio e aos ministérios ordenados; o segundo domingo à vocação da família, o terceiro domingo à vida consagrada e o quarto domingo à vocação dos leigos e leigas. Para enriquecermos as catequeses e celebrações que temos neste mês, selecionamos algumas breves reflexões que Santo Agostinho faz sobre estas vocações celebradas neste mês tão bonito, dedicado as vocações.

Sobre os ministérios ordenados temos o famoso sermão que Agostinho discorre no aniversário de sua ordenação episcopal, este que é tão citado quando se fazem reflexões sobre a relação dos ministros ordenados com os fiéis leigos, pois aqui Agostinho fala a seu povo como bispo: “Atemoriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Para vós sou bispo, convosco sou cristão. Aquilo é um dever, isso uma graça. O primeiro é um perigo, o segundo é salvação.” (Sermão 340,1. Lumen Gentium 81) Reconhece ao mesmo tempo a dignidade da qual está revestido pelo sacramento da ordem e a igualdade que tem para com todos os fiéis leigos como batizado. Se atemoriza pela função e se consola pelo batismo. Deixa claro que o ministério é para o povo, “para vós”, é uma entrega serviço. Em sua humildade ele pede para que o povo o ajude em sua missão de pastor.

Ao falar sobre a família, Agostinho enfatiza que o destino e, portanto, a vocação dela, é chegar à pátria celeste. Os autênticos pais de família têm uma responsabilidade grande no dever de conduzir a família como um todo a Deus. Naquela época as famílias eram grandes, além dos filhos, muitos que viviam na casa como empregados ou servos. Mas, no que se refere a Deus, todos devem ser considerados iguais e conduzidos pelos pais. “Os autênticos pais de família considerem filhos todos os membros da família, no tocante ao culto e honra a Deus. Desejam e anseiam por chegar à casa celeste, onde não seja necessário mandar os homens, porque na imortalidade não será preciso acudir a necessidade alguma.” (Cidade de Deus 19,16)
Agostinho, mesmo sendo bispo, nunca deixa de lado sua comunidade, nos deixou várias reflexões sobre a importância e o valor da vocação religiosa na Igreja. Para ele, a vida com os irmãos deve ter, antes de tudo, como ponte mais importante a caridade, pois este é o principal mandamento que nos foi dado. A vocação do consagrado é a caridade. A comunidade primitiva dos Atos dos Apóstolos (Atos 4,32) é para ele o modelo da vida consagrada a Deus na comunidade “Antes de tudo, caríssimos irmãos, amemos a Deus e depois ao próximo, porque estes são os principais mandamentos que nos foram dados. Em primeiro lugar – já que com este fim vocês se congregaram em comunidade – vivam unânimes em casa e tenham uma só alma e um só coração orientados para Deus.” (Regra. 1-2) A vida consagrada deve ser o local da caridade.

Sobre os leigos, na Cidade de Deus, comentando citando uma passagem do Apocalipse, Agostinho fala sobre o sacerdócio comum dos fiéis, enfatizando assim a dignidade dos leigos. “Serão sacerdotes de Deus e de Cristo e com ele reinarão mil anos (Ap 20,6) Não se refere somente aos bispos e presbíteros, quer são propriamente chamados sacerdotes na Igreja. Do mesmo modo que chamamos de cristãos a todos os ungidos com a mesma unção, assim todos podem ser chamados de sacerdotes por serem membros do único sacerdote de Cristo. Sobre eles fala o apostolo Pedro: raça eleita, sacerdócio real. (1 Pe 2,9).” (Cidade de Deus 20,10). Todos somos membros do corpo de Cristo. E neste corpo, cada membro tem sua função, sua vocação, para o bem do todo o povo de Deus.

Como ordenados, família, consagrados ou leigos, todos fazemos parte do único corpo de Cristo, como Igreja peregrina caminhamos rumo à mesma meta- a santidade em Deus. Todas têm sua importância e seu valor específico. Que neste mês de agosto, dedicado as vocações, saibamos celebrar e valorizar todas ás vocações em nossa Igreja. Pois todas nos ajudam no caminho para Deus.

Nossa Senhora Mãe das vocações, rogai por nós!

Ir. Leonardo, A.A.

By siteaa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *