Prezados amigos e amigas no Senhor… Gostaria de me dirigir a todos vocês com uma palavra de agradecimento pela experiência realizada ao longo destes anos, dentre os quais. os primeiros do meu ministério sacerdotal. Para tanto, evocarei a imagem de um Trem lá da minha terra, metáfora que, se bem compreendida. transmitirá melhormente meus sentimentos no contexto da minha transferência para uma nova missão.
O Trem é um meio de transporte privilegiado para conduzir as pessoas até o seu destino. Ele. embora sendo um. é composto de muitos vagões. Nestes vagões, as pessoas se encontram, se conhecem e se fazem companheiras, até chegar às estações, onde naturalmente ocorrem os embarques e os desembarques. As experiências vividas no interior dos vagões forjam vínculos e torna mais leve a trajetória, podendo esta, ser longa ou breve.
Eu entrei no vagão de Campinas em fevereiro de 2009, tendo já passado por ele entre 2000-2003. Encontrei pessoas maravilhosas e que marcaram a minha história. Com elas fiz uma viagem de anos e procurei me apresentar como sou: um irmão na fé, um amigo mineiro, um padre apaixonado e inquieto. Mas, como a vida é cheia de surpresas, estou sendo convidado a entrar num outro vagão, por sinal bem próximo: Espírito Santo do Pinhal SP. Nesta cidade, me integrarei à comunidade religiosa local e iniciarei um processo formativo em vista do Noviciado Latino-americano Assuncionista, previsto para configurar-se no Brasil, a partir de 2015. Isto implicará um período de estudos e aprofundamentos em Roma, por assim dizer, coração do catolicismo e lugar onde temos atualmente nossa Casa Generalícia.
Por sua vez, o noviciado, segundo o Direito Canônico, é uma etapa de suma importância na Formação dos Religiosos. Com duração mínima de um ano e máxima de dois. os noviços experimentam a vida própria de um Instituto religioso, no seu carisma e na sua espiritualidade, guiados por um religioso que tenha professado os votos perpétuos e seja devidamente designado: o -mestre de noviços’ (Cf. Cân. 6461651). Desta forma. uma vez comprovadas a intenção e idoneidade dos candidatos, eles se inserem no mesmo Instituto mediante a profissão temporária dos votos de pobreza, castidade e obediência.
Certamente, trata-se de uma responsabilidade enorme e os desafios não serão poucos. Por isto, transmito-lhes uma palavra de agradecimento e manifesto o desejo de seguir contando com a amizade. o apoio e as orações de todas as pessoas que me querem bem. Conto, pois, com você e sua família!
Da parte do Senhor. seguirei o meu caminho me apropriando do Seu consolo: “Não temas, porque eu sou contigo. Não te assombres, porque eu sou o teu Deus. Eu te fortaleço. eu te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça” (Is 41,10).
Pe. João Gomes, aa